Infecção em cirurgia de catarata não é normal!
Recentemente surgiram relatos tristes e preocupantes sobre infecções bacterianas graves após um mutirão de cirurgia de catarata no interior do Rio Grande do Norte.
Falhas de higienização e esterilização resultaram em contaminações que afetaram pelo menos 15 pacientes. Dez deles, infelizmente perderam o globo ocular.
O Que Houve?
A causadora, a bactéria Enterobacter cloacae, vive naturalmente no trato intestinal, ou seja, não era para estar ali.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte disse que isso aconteceu devido à “provável contaminação por falhas nas boas práticas de esterilização e manuseio no ambiente cirúrgico e profissionais de vigilância sanitária locais”.
Cirurgias precisam de ambiente e equipe adequados.
Cirurgia Segura
Quando realizadas adequadamente, a cirurgia de catarata é extremamente segura: dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia mostram que ano passado foram realizadas cerca de 1.100.000 cirurgias de catarata no Brasil, com nenhum caso de infecção grave.
Aqui na nossa rotina, escolhemos operar apenas em hospitais e centro oftalmológicos que seguem à risca os protocolos de segurança para evitar qualquer tipo de infecção pós-operatória.
Prestamos atenção em todos os processos de descarte de equipamentos (não reutilizamos equipamentos descartáveis, mesmo que pudessem ser reesterilizados).
Todo o instrumental cirúrgico passa por uma esterilização no tempo certo e verificação antes de cada procedimento, e o ambiente da sala cirúrgica é preparado com as melhores técnicas de higienização.
Além disso, toda a equipe cirúrgica segue padrões de higiene e lavagem das mãos extremamente rigorosos.
Acompanhamento
Outro diferencial é o acompanhamento pós-operatório próximo para assegurar que qualquer sinal de complicação seja prontamente identificado e tratado. Com essas práticas, nunca tivemos infecções.
Nossa dedicação à segurança e à saúde dos pacientes é a base de tudo que fazemos.
Cada procedimento é sempre realizado com excelência e segurança.
Fique tranquilo e, se precisar de mais informação, fale conosco ou agende sua consulta.